Olá olá!
Último dia desse ano (amém) então resolvi fazer uma retrospectiva das principais coisas de 2019 (na minha opinião)
Vamos lá
• Felipe Neto
Não poderia não falar de Felipe Neto, que ano passado foi vaiado no MTV MIAW, e esse ano surpreendeu a todos, inclusive eu.
Ele, como sempre, se envolveu em grandes tretas políticas e muitas causas sociais, mas o auge do ano dele foi na bienal. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decidiu lacrar livros “impróprios” com temática LGBTI, e em resposta ao vídeo postado pelo prefeito Crivella, Felipe anunciou a compra 10 mil livros e depois mais 4 mil livros com temática LGBTI e com distribuição gratuita na praça central da bienal. Ao total foram 14 mil livros distribuídos gratuitamente e lacrados com a seguinte mensagem: “Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas.” Um verdadeiro ÍCONE.
![]() |
| Foto: Reprodução / Twitter |
Como nem tudo são flores, após o ato heroico contra a censura de Marcelo Crivella, Felipe recebeu diversas ameaças e precisou tirar sua mãe do país. Hoje ele anda com uma staff de seguranças e dificilmente sai de casa. Em entrevista a revista QG, ele revelou receber um e-mail de ameaça a ele e a sua família e que “custou muito a liberdade dele.” Felipe foi o vendedor da categoria ‘Personalidade Digital’ no Men Of The Year 2019. Muito merecido.
![]() |
| Foto: Reprodução / Instagram |
Link entrevista qg: https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2019/11/felipe-neto-abre-o-jogo-e-fala-sobre-trajetoria-politica-e-ameacas.html
• Skin Care
Outro tema que circulou muito ao meu redor, e acho que no de vocês também, foi o famoso termo Skin Care.
Esse ano foi o ano do Skin Care.
Ano passado eu vi um grande movimento do assunto Skin Care, mas esse ano foi o hit. Não só pessoas da internet mas pessoas do meu convívio e próximas de mim também começaram a ter rotinas de cuidado com a pele e conversar sobre o assunto ‘autocuidado’
Não vou mentir, eu amo. Faço “cuidados com a pele” desde os 15 (que na verdade não tinha nada pra cuidar, só cravos) mas esse ano foi hit do Skin Care.
![]() |
| Foto: Reprodução/ Instagram |
• Challenge de Make no insta
Outro assunto que permeia o instagram e que também foi hit é os famosos challenge de make. Tudo começou com uma música despretensiosa chamada ‘Evoluiu’ e acabou se tornando uns dos maiores hits do ano. Não vou agregar todo o sucesso da música só pelo challenge ( que tem mais de 111 mil publicações com a hashtag no Instagram) mas fui um grande alavancada para a música. Eu só conheci a música depois de ver o vídeo do challenge. Pelo que eu me lembre, o primeiro @ que chegou pra mim foi o @luccasluccas que tem um vídeo BAPHOH do challenge #EvoluiuChallenge
Vídeo #EvoluiuChallenge click link
E depois disso virou hit e eu amo. Toda vez que vejo um vídeo eu assisto até o final.
Hoje temos várias versões de challenge com diversas músicas. Como #ParabénsChallenge, #CombatchyChallenge e temos uma #MakeChallenge que reúne todas elas. A maioria dessas tags são muito bombadas no Instagram e tem diversos vídeos. Uma que marcou o final do ano foi o vídeo da #CombatchyChallenge que reunia GKAY, Boca Rosa, LuccasLuccas (olha ele de novo) e Rafa Uccman.
Click link vídeo #CombatchyChallenge
Esses vídeos são grandes hits no Instagram e no Twitter também.
• Pop Nacional
Agora vamos falar de um tema que eu amo e que esse ano foi um grande ano para o pop BR. Esse ano na verdade foi um grande ano para o pop em si, mas eu quero dar ênfase ao nosso BR pois acho que estamos vendo a cena do pop crescendo e observando todo esse clima.
Esse ano tivemos diversos trabalhos ótimos de nomes nacionais.
Tivemos Anitta abrindo o ano com seu álbum visual trilíngue ‘Kisses’ e o projeto ‘Brasileirinha’ no final do ano.
Tivemos Luísa Sonza com seu também álbum visual ‘Pandora’ e que vez todos nós rebolarmos ao som de ‘Garupa’ com Pabllo Vittar.
Tivemos também Ludmilla que lançou seu álbum live ‘Hello Mundo’ cheio de hits compostos por ela mesma.
E tivemos Iza brilhando esse ano com singles como ‘Evapora’ e ‘Meu Talismã’.
O nosso cenário pop está perfeito com todas essas divas entregando trabalhos impecáveis.
Outro cenário que está ARRASANDO é o cenário Drag brasileiro, mas vou falar aqui apenas das cantouras.
Tivemos a primeira parte do ‘111’, o terceiro álbum de Pabllo Vittar, que está simplesmente perfeito.
Tivemos Lia Clark com um álbum ‘Live In Rio’ Baphoh cheio de hits dançantes e muita fritação.
Tivemos Gloria Groove com seu trabalho impecável em ‘Alegoria’.
E também tivemos Kaya Conky que nós deu de presente um clipe maravilhoso da ‘Sequência Do Bota’.
Enfim, muitos trabalhos bons, as gays estão arrasando.
O nosso Pop está ótimo é acho que devemos dar mais valor e atenção.
•Marília Mendonça
![]() |
| Foto: Reprodução / Instagram |
Uma homenagem honrosa é o feminejo que nessa década vem crescendo muito e não poderia não falar de Marília Mendonça em 2019.
Ficando atrás apenas de Anitta, Marília foi a segunda maior artista do ano a ter stream no Spotify. Seu projeto ‘Todos Os Cantos’ é um verdadeiro hit do ano. Eu particularmente não escuto muito sertanejo mas a grandeza da Marília superou essa barreira e eu conheço quase todas as músicas delas sem nunca ter ido ouvir. Sucesso né amores. A diva da sofrência, ficou grávida esse ano e deu a luz ao lindo Léo. Enfim gente, uma verdadeira ÍCONE.
• Política
Outro tema muito recorrente esse ano foi política. Acho que em toda minha vida (aos meus longos 17 anos) nunca me antenei e prestei tanta atenção em política.
Acho que esse clima veio desde o ano passado pôs eleições por motivos óbvios ne, mas não quero falar de política política (até porque acho que não sou a pessoa mais indicada para discorrer sobre) mas sim falar que foi um tema muito presente em todo o decorrer do ano por diversas questões como:
– pessoas antivacina, que NÃO VACINAM seus filhos, em pleno 2019 causando o risco da volta de doenças erradicadas e até mesmo riscos para o bebê e a população no geral.
– terraplanismo
– meio ambiente
– crises do governo (que foram muitas)
E por aí vai. Acho que por esse lado mais político podemos falar que foi o ano da burrice né, já que, terraplanismo e não vacina bombaram esse ano. Mas quero falar de dois filmes que permeiam todos esses assuntos e que nos fazem refletir sobre esses temas que são importantes. ‘Privacidade Hackeada’ e ‘Democracia Em Vertigem’, ambos da Netflix, foram dois filmes com temáticas políticas que me fizeram refletir muito sobre muitas coisas. Enfim, só queria ressaltar o cenário político e é importante está ligado nesses temas.
Acho que depois de um bom resumo de 2019, posso me arriscar sobre “Tendências para 2020” (na minha opinião). Vamos lá.
TENDÊNCIAS 2020 (segundo eu)
• VSCO GIRLS
Chegou no meu conhecimento agora no final do ano as vscogirls. Entrei na hashtag no instagram e achei ok mas depois entendi um pouco mais o vsco universe. É praticamente uma menina tumblr com alguns propósitos e mensagens. Antes existia essa moda tumblr que era praticamente alguém bonito, só isso. Tinha toda a estética e tals, mas basicamente era uma pessoa com condições e bonita. Quando olhei as vscogirls pela primeira vez achei que era só um nome diferente para as garotas tumblr mas depois observando um pouco mais e indo mais a fundo vi que tinha uma mensagem subliminar nelas.
Elas usam uma garrafa de metal que é ecologicamente correta e (acho) que usam vans para ser menos ostentação e mais clean e básicas. Elas vem com uma pegada mais ecológica e mais básica, sem muita montação, tudo muito natural e simples. Eu particularmente não tenho muita opinião sobre isso até porque acho que é algo que ainda vamos ver se desenvolver, mas achei legal que elas não são só pessoas bonitas querendo biscoito, elas têm uma mensagem e não são “vazias” digamos assim. Elas são mais básicas, não vangloriam marcas de luxo, tem uma pegada ecológica e acho que mais pra frente vamos ver um discurso de consumo consciente, enfim. Acho que nossa geral em si está evoluindo e arrasando muito. Inclusive consumo consciente vai ser tendência em 2020 também (amém) e vou fazer muitos textos sobre o assunto.
A hashtag #vscogirl no instagram ultrapassa a marca de 1 milhão de postagem e com certeza e algo que vai seguir forte em 2020.
•Tik Tok
Outra coisa que também vem de um App, é o tik tok que bombou muito esse ano e acho que vai seguir forte em 2020. Não sei se o app vai sobreviver após o Instagram adicionar a função ‘Cenas’ que é basicamente o tik tok dentro do Instagram, mas esse modelo de vídeo vai ser tendência por alguns bons anos. Antecessor do vine e snapchat, o tik tok é um app de vídeos, diversos tipos de vídeos, mas que seguem um formato de produção e que são hits dentro e fora da plataforma. Eu não tenho 100% de propriedade para falar sobre pois nunca entrei no App (inclusive fica a tarefa para 2020) mas sei com toda certeza que vai ser algo que vamos ver muito ainda. Mesmo fora do app, o formato é um marco e remete diretamente a plataforma. Oque eu realmente não sei é se ele vai sobreviver após o Instagram, mas eu acho que ele é hit solo e vai seguir firme em 2020.
• anos 2000 Vibes
Aparentemente a moda tem um ciclo em que de 20 em 20 anos ela se repete. Eu não sei muito oque pensar sobre já que detesto saudosismos e o famoso “na minha época pipipi popopo” mas fazer oque né. Tudo que remete aos anos 2000 pode voltar com força em 2020. Exemplos bons é a Dua Lipa com seu álbum ‘Future Nostalgia’ que tem essa pegada dos anos 80 e 90 com uma produção disco e electro da época. Temos também a Normani que no seu single ‘Motovation’ utilizou de referências como Beyoncé nos anos 2000 com ‘Crazy In Love’. Eu fico muito dividido no meio disso tudo mas vou acompanhar para ver como isso irá decorrer nos próximos anos e provavelmente será um tema que eu vou voltar a escrever aqui.
Acho que é isso, já deu de 2019 e que em 2020 eu alcance minhas metas kk, Um beijo e feliz ano Novo. ♡









