Categorias
Sem categoria

Se informar muito faz mal? E como se informar?

Olá queridos, queridas e querides! 

Hoje to aqui para falar de um assunto sério que vem passando pela minha cabeça nesses últimos dias.

O texto de hoje é uma pergunta que eu acho que muitos de nós já sabemos a resposta… e ela é não!!!

Como falei no texto passado, Pesquisas no Google, existe um fenômeno de um lado, a informação, e do outro lado, a desinformação.

Apesar de hoje ser praticamente impossível não receber notícias e acontecimentos recentes, existe uma grande diferença entre a informação de qualidade e a informação “inútil.” 

Não concordo com o ato de não  informar e ficar alienado na sociedade (apesar de, às vezes, parece muito bom conseguir desligar essa bomba que é o Brasil com escândalos políticos todos os dias). 

Mas hoje acho que o principal problema é como nos informações e como damos uma pausa nessa informação toda. 

Eu não sou um especialista, então vou falar de mim e da minha experiência; as vezes acho que minha cabeça vai explodir de tanta informação. 

Não necessariamente informação política, mas a quantidade de informações que recebemos por Twitter, instagram e outros meios de comunicação.

Muitos Meios

Hoje certamente temos muitos meios de informação. E além de ser muitos meios, essas informações não param de chegar. Seja através de TV, ou rede social, ou apps de comunicação, e por aí vai. 

E voltando a política, precisamos saber o  que está acontecendo para não ficarmos alienados? Certo? 

Certo! 

Mas como vamos fazer isso? 

Acho que a primeira coisa que precisamos entender é que: não vamos saber tudo porque é muita coisa para nós sabermos!

Acho que para começarmos a de fato ter uma informação eficiente, devemos começar sabendo que não vamos saber de tudo! 

Rotina

Outra coisa que acho importante é termos uma rotina de informação. 

E é aí que entra os diversos meios de informação. Já cansei de ler coisas no Twitter, não entender muito bem e depois de algumas horas nem lembra mais daquela informação. 

Eu amo o Twitter e acho ele uma ótima ferramenta, mas usar como seu guia de informação fixo… Vai ser muito difícil porque tudo sempre começa lá e é informação quente toda hora. 

Sou mais do time de adotar uma forma e se informar por ela. 

Acho difícil ficarmos todo dia às 8 da noite esperando o jornal, mas uma dessas falsas modernidades é a “informação em tempo real”, meio o que  é o Twitter, mas isso não significa que você vai receber uma informação de qualidade. 

Criar uma rotina para ver as notícias, pra mim, dá muito mais certo. 

Hoje existem diversos meios, como sites, canais de YouTube, podcasts, e por aí vai. Existem também os meios mais tradicionais como rádio, tv, jornal impresso, essas coisas, mas acho mais difícil alguém usar esses meios. 

Não tô falando que você vai se informar só por isso, afinal estamos no Twitter e às vezes uma grande bomba política vai acontecer e vamos saber por lá mesmo. Mas adotar um destes meios todos os dias, faz você criar uma rotina e receber a informação inteira e com qualidade (dependendo do seu veículo de uso né). 

Às vezes a bomba política no Twitter vai tá acontecendo mas você nem vai entender o que é ou oque significa, então é bem melhor você adotar essa rotina para se informar. 

E oque eu acho adotando essa rotina depois de algum tempo é que: você treina seu cérebro (ou sei lá oque mas treina) a ficar focado naquela informação e de fato receber e digerir aquilo, o que  não acontecia comigo no Twitter. 

Eu particularmente amo muito os podcasts, de políticas eu escuto uns 2 todos os dias e tem outros também de outras informações. 

Não me informo só pelos podcast mas acabo tempo uma rotina de receber informações e compreender elas também. 

Sou mais do time de ouvir ou assistir, mas você pode tirar uma hora do seu dia para ler as manchetes ou matérias dos jornais através dos sites, ou parar um tempo na TV para assistir os jornais nacionais e regionais. 

As vezes eu faço isso, não é sempre mas quando consigo assisto o jornal regional e às vezes os nacionais também. 

• Saber desligar 

Dito (digitado) tudo isso, acho importante sabermos desligamos também. É sim muito importante saber das coisas e se informar sempre, mas às vezes é tanta coisa ruim que o melhor mesmo é tirar aquele tempo pra você e ouvir ou ler depois com uma cabeça melhor. 

Não vai ser sempre mas às vezes é bom. 

Eh depois disso tudo, vou parando por aqui! 

Um beijo e até a próxima semana com um #FavsDoMes.  ♡

Deixe um comentário